-- 12:18:00

Abertas as inscrições para o Programa CNH Jovem.

Mais de quatro mil jovens maranhenses se cadastraram somente no primeiro dia de inscrições para o CNH Jovem, programa estadual que concede isenção total de custos para obtenção da CNH para estudantes que concluírem ensino médio em escolas públicas. As inscrições, iniciadas nesta quarta-feira (01) seguem até o fim deste mês.

Para o governador Flávio Dino, o volume alto de inscrições feitas somente no primeiro dia reafirma o acerto do Governo do Estado em atender, com o programa, a uma grande necessidade da juventude maranhense. “A carteira de motorista custa quase R$ 2 mil, um valor muito alto para o jovem que estudou em escola pública. 

Além deste auxílio financeiro, o CNH Jovem abre caminho para que o jovem possa com a Carteira de Habilitação aumentar suas chances de ingressar no mercado de trabalho”, destacou o governador.

De acordo com o diretor-geral do Detran-MA, Antônio Nunes, a quantidade de inscrições no primeiro dia superou as expectativas. “Só nas primeiras três horas de inscrições, mais de mil estudantes se cadastraram para o programa. No dia 12 de agosto vamos divulgar o resultado dos selecionados e ajudar esses jovens estudantes a ingressar no mercado de trabalho e a ter uma formação devida e responsável como motorista”, destaca Nunes.

Para ter acesso ao CNH Jovem, os estudantes precisam ter idade entre 18 e 21 anos, ter cursado as três últimas séries do ensino médio em escola pública e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014. Os estudantes interessados em participar e que preencham todos os requisitos do programa têm até o dia 31 deste mês para se inscrever. O formulário de inscrições está disponível apenas na internet, no endereço www.detran.ma.gov.br/cnhjovem. A página contém todas as informações sobre o programa.

A inscrição para o CNH Jovem também é gratuita. Este ano, o programa oferece 2 mil vagas, metade destinada aos estudantes com as melhores pontuações no Enem de 2014, e as outras mil vagas serão distribuídas por meio de sorteio, a ser realizado pela Caixa Econômica Federal. Os exames, cursos e taxas para obtenção da CNH são todos custeados pelo programa, sem qualquer despesa para o estudante contemplado.

Prorrogação de prazo para os CFCs
Para oferecer mais opções de escolha de locais onde o participante beneficiado pelo CNH Jovem fará os cursos exigidos para obtenção da carteira de motorista, a diretoria do Detran-MA determinou, na terça-feira (30), por meio da Portaria nº 702, a prorrogação do período de adesão dos Centro de Formação de Condutores (CFC) ao programa. Agora, os CFCs têm até o dia 10/07 para aderirem CNH Jovem. Até o último dia 30, dos 231 CFCs maranhenses, 132 já tinham aderido ao programa.


Postagem Anterior Próxima Postagem